EMEB Nossa Senhoa Aparecida no Facebook

segunda-feira, junho 29

Projeto Extra Muro

A acadêmica do Curso de Ciências Biológicas, Cláudia Winckler, desenvolveu na escola o Projeto Extra Muro, que tem por objetivo a conscientização sobre o Piolho. Foram elaboradas duas cartilhas com informações sobre o assunto e que serão trabalhadas na escola com os alunos da Educação Infantil ao 9°ano.
A Pediculose é uma doença parasitária de importância para a saúde pública. As medidas educacionais têm grande influência para o sucesso do tratamento e prevenção dessa patologia. A Pediculose é ocasionada pelo Pediculus humanus capitus e encontrada no ambiente escolar com muita frequência e vem sendo combatida a muitos anos, por meio de medicamentos e outras medidas, como a utilização do pente fino.
Hoje em dia, embora muitos médicos prossigam prescrevendo medicamentos para o controle da Pediculose, as crianças continuam tendo piolho. Isto acontece por conta da resistência aos produtos utilizados, e pela elevada probabilidade de reinfestação no ambiente escolar e domiciliar. A contaminação por piolhos faz com que a criança sinta-se envergonhada, e muitas vezes deixando de ir à escola, afetando o rendimento escolar por conta da diminuição da autoestima, e também as suas atividades. Assim, as infestações de piolho interferem no rendimento e também na socialização das crianças.
No ambiente escolar, a realização de atividades educativas sobre Pediculose devem ser promovidas na esperança de conseguir um maior esclarecimento de alunos e familiares, com consequente redução dos índices de infestação dos escolares. Sendo assim, o assunto será trabalhado na escola como uma maneira de prevenção. Com os alunos de 6° a 9° ano será trabalhado a cartilha, contendo todas as informações necessárias ao combate e esclarecimento de dúvidas sobre o assunto. Já com os alunos de Educação Infantil ao 5° ano, será trabalhado com atividades mais lúdicas. Algumas delas demonstradas abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário